Você sabe fazer Cartaz?

cartazUsamos muito os cartazes para o trabalho em sala de aula, inclusive para que os próprios alunos os produzam, mas será que realmente sabemos como deve ser esse recurso visual?

O objetivo dos cartazes é comunicar uma mensagem rápida e objetiva através de imagens e/ou textos, no entanto devem ser feitos de maneira que a mensagem fique clara, ao observarmos o cartaz imediatamente devemos compreender a mensagem. Tenho observado em várias exposições de alunos alguns cartazes cheios de conteúdo e explicações, os visitantes precisam parar e gastar muito tempo lendo as informações. Mesmo com toda tecnologia de nossos dias ensinar nossos alunos a fazerem um bom cartaz vai valer muito a pena, afinal, conhecimento nunca é demais!

PRINCÍPIOS BÁSICOS:

  • As cores devem contrastar entre o fundo e a figura, entre o fundo e a cor das letras, entre o fundo e a margem. Amarelo, verde e azul claro são cores que combinam com quaisquer outras. A largura da margem varia de acordo com o tamanho do cartaz.
  • A figura deve ser colocada um pouco acima do meio do cartaz, porque o centro visual está acima do meio. Uma figura recortada destaca melhor a mensagem que se transmite.
  • Os dizeres do cartaz devem ser poucos, comunicando a mensagem clara e objetiva, devem ser menores que a imagem.
  • As letras devem contrastar em tamanho, tipo e espessura. Um cartaz com apenas um tipo de letra fica monótono e desinteressante. As letras devem ser separadas umas das outras por um espaço igual e uniforme, cada palavra deve ser separada da outra por espaço equivalente a largura de uma ou duas letras.
  • Um cartaz bem feito há de ser preparado com cuidado e capricho. Não dispensa o uso de uma boa régua, lápis bem apontado, um bom pincel atômico, cola fina.
  • Pode-se usar molde de letras ou apenas recortá-las, segue modelo abaixo.

letras recortadas molde

Referência:

VAUGHAN, Charlotte Estelle. Recursos Didáticos para professores de Crianças – UFMBB, 1998.

DSC02931

Deixe um comentário