S.D. A Gritadeira – cuidando do Meio Ambiente

gritadeiraBaseada no Livro: A Gritadeira

(Sandra Aymone – Fundação Educar Dpaschoal).

Sinopse: A gritadeira

A mãe de Paulinha ganhou um vaso de planta e a menina logo pediu para cuidar dela. Era uma plantinha diferente, ninguém sabia seu nome. Nos dias que se seguiram, Paulinha começou a achar que a planta era maluca: de repente, ela começava a gritar sem parar até que a menina prestasse atenção no que dizia! Gritava, sim, mas não falava nenhuma bobagem… na verdade sabia tudo sobre formas de proteger a natureza e o planeta!

O que é Gritadeira: [Bot.]- Gritadeira ou bate-caixa é o nome popular de uma planta da família das Rubiáceas. Seu nome popular deriva do fato de que suas folhas, grandes e duras, produzem um som quando agitadas pelo vento. (VIDE BATE-CAIXA).

O nome científico da gritadeira é: Palicourea Rigida.

Objetivos:

Compreender a importância da conservação da natureza, principalmente do meio ambiente que os rodeia, através de exemplos práticos do cotidiano.

Desenvolver a linguagem oral através de discussões na roda de leitura.

Desenvolver a coordenação motora fina através das atividades artísticas.

Turma: Educação Infantil – Pré-escola

Aula 1 – A Gritadeira

Material: Gritadeira feita de tecido ou papel; livro; imagem impressa da planta verdadeira (anexo1), garrafas pet, mudas ou sementes de flores, terra adubada.

Na rodinha, mostre a plantinha que você fez em tecido ou papel (se possível levar a verdadeira) contar a história do livro de maneira resumida, pois as crianças são pequenas e a história muito detalhada.

Após contar a história, mostre o livro para as crianças e a imagem da planta verdadeira.

Falar sobre as necessidades de uma planta, o que ela precisa para viver: água, ar, sol, alimento.

Praticando: Plantando uma mudinha.

Num cantinho previamente determinado ou em jardineiras feitas de garrafa pet, plantar mudinhas de flores com as crianças.

# pelo menos 2 vezes por semana deve levar as crianças até o jardim para que reguem as mudinhas e acompanhem o crescimento das flores.

Aula 2 – Menos Plástico!

O Livro apresenta várias dicas de preservação do meio ambiente, a Gritadeira, vai gritando para a menina, em cada aula será trabalhado uma dica. Faça cartazes ilustrando cada uma delas que serão afixados na sala.

Material – Cartaz ilustrativo – “Sacola, Sacola, Sacola!”. Blusas de malha velhas (para recortar) uma para cada criança, peça antes aos pais.

Na rodinha – Apresentar o livro e ler a primeira parte Páginas 1 a 6. Fala sobre utilizar sacolas em tecido/retornáveis. Para eliminar e diminuir o uso do plástico que deteriora o meio ambiente.

Sacolas plásticas não são o maior vilão do meio ambiente, mas o seu consumo excessivo é. As sacolinhas, tão práticas e gratuitas, têm um alto custo ambiental: para sua produção são consumidos petróleo ou gás natural (ambos recursos naturais não-renováveis), água e energia, e liberados efluentes (rejeitos líquidos) e emissões de gases tóxicos e do efeito estufa. Depois de usadas, muitas são descartadas de maneira incorreta, aumentando a poluição e ajudando a entupir bueiros que escoam as águas das chuvas ou indo parar nas matas e oceanos, sendo ingeridas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Pouquíssimas chegam a ser recicladas.”

Praticando: Minha sacola personalizada.

Previamente, conforme modelo (anexo 2) ou similar, corte as blusas transformando-as em sacolas/bolsas.

Usando guache ou tinta de tecido, deixe que as crianças pintem com formato das mãos ou com pincéis, enfeitem suas sacolas.

Após secar, incentive-as a usarem essas sacolas quando forem a feira, ao mercado ou para colher frutas no quintal.

Aula 3 – Reciclando embalagens!

Material: Cartaz ilustrado “Pouca embalagem!”, embalagens vazias de creme dental (uma para cada criança); cola, papeis coloridos, tesourinhas. Previamente pedir que as crianças levem embalagens vazias.

Na rodinha – Leia a página 6 e 7. Falar sobre o mal que a produção de embalagens faz para o meio ambiente.

Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas áreas para depositarmos o lixo que geramos. Isso quando os resíduos seguem mesmo para o depósito de lixo…”

Conceito de reciclagem: é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização.

Decomposição dos materiais

Material

Tempo de decomposição na natureza

Papel

De 3 a 6 meses

Tecidos

De 6 meses a 1 ano

Metal

Mais de 100 anos

Alumínio

Mais de 200 anos

Plástico

Mais de 400 anos

Vidro

Mais de 1000 anos

Praticando: Fantoche A Gritadeira

Cada criança vai produzir um fantoche com a embalagem (anexo 3).

#Use a criatividade – com embalagens podemos também construir: carrinhos, bonecos, panelinhas, bichinhos, instrumentos musicais.

Aula 4 – Aproveitamento total de Alimentos

Material: cartaz ilustrado “Casca e talo!”, material para a receita.

Na rodinha – Leia as páginas 8 e 9. Conversar sobre a utilização completa dos alimentos, as cascas e talos são nutritivos e dão vitamina para o corpo, fale também sobre como a fome afeta muitos lugares no mundo e como em muitos lugares não consegue se produzir alimentos como no Brasil.

Praticando: Brigadeiro de Casca de Banana

Você vai precisar da ajuda de uma da escola. Com as crianças prepare os ingredientes. A cozinheira vai fazer a massa do brigadeiro na panela, após esfriar, as crianças podem enrolar e passar no granulado. E todos poderão experimentar.

Receita (anexo 4).

#poderá usar outra receita, mas que utilize o alimento na íntegra.

Aula 5 – Aproveite o Papel

Material: Cartaz ilustrado “Aproveite o Papel!”; imagem sobre o ciclo do papel (anexo 5); folhas de jornal, cola, pinceis, tinta guache, potes, latas ou garrafa pet cortada.

Na rodinha – leia a página 11 – fale sobre o que é necessário para produzir uma folha de papel e porque precisamos economizar e reaproveitá-las. Mostrar a imagem do ciclo do papel.

Como cada resma possui 500 folhas, 20 resmas possuem 10 mil folhas tamanho A4 de 75 g/m2 de gramatura por tronco. Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário1/10.000 de árvore. Para produzir um quilo de papelsão necessários 540 litros de água.”

Praticando – Fazendo Arte (Porta Treco)

Papietagem – reaproveitamento de papel.

Material:

Garrafas pet cortadas no tamanho desejado (vire a beirada no ferro de passar para não cortar as crianças, basta encostar no ferro ou frigideira quase quente que o plástico se volta para dentro) ou latas de leite, potes de doce vazios.

Jornais, cola branca, pinceis para cola, potinhos para colocar a cola.

Tinta guache e pincéis.

Como fazer:

1 – entregue o jornal e peça que as crianças rasguem pedaços médios aleatoriamente e encham um recipiente com pedaços de jornal.

2 – Entregue a garrafa pet, o pincel e a cola (pode ser diluída), explique para passarem cola no pote e colarem o papel e ir colando um a um até cobrir o pote, depois podem colar mais uma camada de papel. Deixe secar.

3 – Em outro momento quando secar, entregue a guache e os pincéis para que cada criança pinte seu porta lápis do jeito que desejarem.

4 – utilize os porta treco para guardar materiais e lápis das aulas, para que compreendam que ao reciclarmos materiais damos nova utilidades a eles, passam a ter outro uso e assim ajudamos o meio ambiente com menos lixo.

Aula 6 – Economizando energia elétrica!

Finalizando Tema

Material: cartaz ilustrado “Desligue o som!”; “Apague a Luz!”, “Feche a Geladeira!”; desenho para colorir da Gritadeira (anexo 6).

Na rodinha – leia o livro nas páginas de 12 a 16. Fale sobre a economia de energia, como podemos ajudar o papai e mamãe a economizar energia e como isso faz bem ao planeta.

– Converse com as crianças recapitulando tudo que aprenderam sobre conservação do meio ambiente, como nós precisamos cuidar e como o meio ambiente é afetado por nossas atitudes diárias.

– Nossa amiga Gritadeira nos ensinou muitas coisas importantes, então vamos fazer um lindo mural para que todos possam ver o que aprendemos.

Praticando

Cada criança vai colorir a figura da Gritadeira, ou fazer uma colagem com revista recortada.

Montar um painel em local pré determinado com os cartazes das frases, o tema do projeto e o trabalhinho das crianças. Não esqueça de colocar a imagem do livro e as referências.

Referências:

A Gritadeira. Livro on-line, disponível em: http://www.educardpaschoal.org.br/projeto.php?id=4&page=21. Acesso em 31/03/2018.

AYMONE, Sandra. A Gritadeira. Fundação Educar Dpaschoal.

Embalagens. Disponível em: http://www.mma.gov.br/component/k2/item/7586-impacto-das-embalagens-no-meio-ambiente. Acesso em 02/04/2019.

Gritadeira Planta. Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/gritadeira/plantas/. Acesso em 31/03/2019.

Livro A Gritadeira. Sinopse. Disponível em: http://www.devoradoresdelivros.com.br/livros/ver/996. Acesso em 31/03/2019.

Sacolas Plásticas. Disponível. http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco/saiba-mais. Acesso em 02/04/2019

Imagens: Google – https://timblindim.wordpress.com/2008/10/30/floracao-das-bate-caixas/

Deixe um comentário