Baseada no Livro: A Gritadeira
(Sandra Aymone – Fundação Educar Dpaschoal).
Sinopse: A gritadeira
A mãe de Paulinha ganhou um vaso de planta e a menina logo pediu para cuidar dela. Era uma plantinha diferente, ninguém sabia seu nome. Nos dias que se seguiram, Paulinha começou a achar que a planta era maluca: de repente, ela começava a gritar sem parar até que a menina prestasse atenção no que dizia! Gritava, sim, mas não falava nenhuma bobagem… na verdade sabia tudo sobre formas de proteger a natureza e o planeta!
O que é Gritadeira: [Bot.]- Gritadeira ou bate-caixa é o nome popular de uma planta da família das Rubiáceas. Seu nome popular deriva do fato de que suas folhas, grandes e duras, produzem um som quando agitadas pelo vento. (VIDE BATE-CAIXA).
O nome científico da gritadeira é: Palicourea Rigida.
Objetivos:
Compreender a importância da conservação da natureza, principalmente do meio ambiente que os rodeia, através de exemplos práticos do cotidiano.
Desenvolver a linguagem oral através de discussões na roda de leitura.
Desenvolver a coordenação motora fina através das atividades artísticas.
Turma: Educação Infantil – Pré-escola
Aula 1 – A Gritadeira
Material: Gritadeira feita de tecido ou papel; livro; imagem impressa da planta verdadeira (anexo1), garrafas pet, mudas ou sementes de flores, terra adubada.
Na rodinha, mostre a plantinha que você fez em tecido ou papel (se possível levar a verdadeira) contar a história do livro de maneira resumida, pois as crianças são pequenas e a história muito detalhada.
Após contar a história, mostre o livro para as crianças e a imagem da planta verdadeira.
Falar sobre as necessidades de uma planta, o que ela precisa para viver: água, ar, sol, alimento.
Praticando: Plantando uma mudinha.
Num cantinho previamente determinado ou em jardineiras feitas de garrafa pet, plantar mudinhas de flores com as crianças.
# pelo menos 2 vezes por semana deve levar as crianças até o jardim para que reguem as mudinhas e acompanhem o crescimento das flores.
Aula 2 – Menos Plástico!
O Livro apresenta várias dicas de preservação do meio ambiente, a Gritadeira, vai gritando para a menina, em cada aula será trabalhado uma dica. Faça cartazes ilustrando cada uma delas que serão afixados na sala.
Material – Cartaz ilustrativo – “Sacola, Sacola, Sacola!”. Blusas de malha velhas (para recortar) uma para cada criança, peça antes aos pais.
Na rodinha – Apresentar o livro e ler a primeira parte Páginas 1 a 6. Fala sobre utilizar sacolas em tecido/retornáveis. Para eliminar e diminuir o uso do plástico que deteriora o meio ambiente.
“Sacolas plásticas não são o maior vilão do meio ambiente, mas o seu consumo excessivo é. As sacolinhas, tão práticas e gratuitas, têm um alto custo ambiental: para sua produção são consumidos petróleo ou gás natural (ambos recursos naturais não-renováveis), água e energia, e liberados efluentes (rejeitos líquidos) e emissões de gases tóxicos e do efeito estufa. Depois de usadas, muitas são descartadas de maneira incorreta, aumentando a poluição e ajudando a entupir bueiros que escoam as águas das chuvas ou indo parar nas matas e oceanos, sendo ingeridas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Pouquíssimas chegam a ser recicladas.”
Praticando: Minha sacola personalizada.
Previamente, conforme modelo (anexo 2) ou similar, corte as blusas transformando-as em sacolas/bolsas.
Usando guache ou tinta de tecido, deixe que as crianças pintem com formato das mãos ou com pincéis, enfeitem suas sacolas.
Após secar, incentive-as a usarem essas sacolas quando forem a feira, ao mercado ou para colher frutas no quintal.
Aula 3 – Reciclando embalagens!
Material: Cartaz ilustrado “Pouca embalagem!”, embalagens vazias de creme dental (uma para cada criança); cola, papeis coloridos, tesourinhas. Previamente pedir que as crianças levem embalagens vazias.
Na rodinha – Leia a página 6 e 7. Falar sobre o mal que a produção de embalagens faz para o meio ambiente.
“Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas áreas para depositarmos o lixo que geramos. Isso quando os resíduos seguem mesmo para o depósito de lixo…”
Conceito de reciclagem: é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização.
Decomposição dos materiais
Material |
Tempo de decomposição na natureza |
Papel |
De 3 a 6 meses |
Tecidos |
De 6 meses a 1 ano |
Metal |
Mais de 100 anos |
Alumínio |
Mais de 200 anos |
Plástico |
Mais de 400 anos |
Vidro |
Mais de 1000 anos |
Praticando: Fantoche A Gritadeira
Cada criança vai produzir um fantoche com a embalagem (anexo 3).
#Use a criatividade – com embalagens podemos também construir: carrinhos, bonecos, panelinhas, bichinhos, instrumentos musicais.
Aula 4 – Aproveitamento total de Alimentos
Material: cartaz ilustrado “Casca e talo!”, material para a receita.
Na rodinha – Leia as páginas 8 e 9. Conversar sobre a utilização completa dos alimentos, as cascas e talos são nutritivos e dão vitamina para o corpo, fale também sobre como a fome afeta muitos lugares no mundo e como em muitos lugares não consegue se produzir alimentos como no Brasil.
Praticando: Brigadeiro de Casca de Banana
Você vai precisar da ajuda de uma da escola. Com as crianças prepare os ingredientes. A cozinheira vai fazer a massa do brigadeiro na panela, após esfriar, as crianças podem enrolar e passar no granulado. E todos poderão experimentar.
Receita (anexo 4).
#poderá usar outra receita, mas que utilize o alimento na íntegra.
Aula 5 – Aproveite o Papel
Material: Cartaz ilustrado “Aproveite o Papel!”; imagem sobre o ciclo do papel (anexo 5); folhas de jornal, cola, pinceis, tinta guache, potes, latas ou garrafa pet cortada.
Na rodinha – leia a página 11 – fale sobre o que é necessário para produzir uma folha de papel e porque precisamos economizar e reaproveitá-las. Mostrar a imagem do ciclo do papel.
“Como cada resma possui 500 folhas, 20 resmas possuem 10 mil folhas tamanho A4 de 75 g/m2 de gramatura por tronco. Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário1/10.000 de árvore. Para produzir um quilo de papelsão necessários 540 litros de água.”
Praticando – Fazendo Arte (Porta Treco)
Papietagem – reaproveitamento de papel.
Material:
Garrafas pet cortadas no tamanho desejado (vire a beirada no ferro de passar para não cortar as crianças, basta encostar no ferro ou frigideira quase quente que o plástico se volta para dentro) ou latas de leite, potes de doce vazios.
Jornais, cola branca, pinceis para cola, potinhos para colocar a cola.
Tinta guache e pincéis.
Como fazer:
1 – entregue o jornal e peça que as crianças rasguem pedaços médios aleatoriamente e encham um recipiente com pedaços de jornal.
2 – Entregue a garrafa pet, o pincel e a cola (pode ser diluída), explique para passarem cola no pote e colarem o papel e ir colando um a um até cobrir o pote, depois podem colar mais uma camada de papel. Deixe secar.
3 – Em outro momento quando secar, entregue a guache e os pincéis para que cada criança pinte seu porta lápis do jeito que desejarem.
4 – utilize os porta treco para guardar materiais e lápis das aulas, para que compreendam que ao reciclarmos materiais damos nova utilidades a eles, passam a ter outro uso e assim ajudamos o meio ambiente com menos lixo.
Aula 6 – Economizando energia elétrica!
Finalizando Tema
Material: cartaz ilustrado “Desligue o som!”; “Apague a Luz!”, “Feche a Geladeira!”; desenho para colorir da Gritadeira (anexo 6).
Na rodinha – leia o livro nas páginas de 12 a 16. Fale sobre a economia de energia, como podemos ajudar o papai e mamãe a economizar energia e como isso faz bem ao planeta.
– Converse com as crianças recapitulando tudo que aprenderam sobre conservação do meio ambiente, como nós precisamos cuidar e como o meio ambiente é afetado por nossas atitudes diárias.
– Nossa amiga Gritadeira nos ensinou muitas coisas importantes, então vamos fazer um lindo mural para que todos possam ver o que aprendemos.
Praticando
Cada criança vai colorir a figura da Gritadeira, ou fazer uma colagem com revista recortada.
Montar um painel em local pré determinado com os cartazes das frases, o tema do projeto e o trabalhinho das crianças. Não esqueça de colocar a imagem do livro e as referências.
Referências:
A Gritadeira. Livro on-line, disponível em: http://www.educardpaschoal.org.br/projeto.php?id=4&page=21. Acesso em 31/03/2018.
AYMONE, Sandra. A Gritadeira. Fundação Educar Dpaschoal.
Embalagens. Disponível em: http://www.mma.gov.br/component/k2/item/7586-impacto-das-embalagens-no-meio-ambiente. Acesso em 02/04/2019.
Gritadeira Planta. Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/gritadeira/plantas/. Acesso em 31/03/2019.
Livro A Gritadeira. Sinopse. Disponível em: http://www.devoradoresdelivros.com.br/livros/ver/996. Acesso em 31/03/2019.
Sacolas Plásticas. Disponível. http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco/saiba-mais. Acesso em 02/04/2019
Imagens: Google – https://timblindim.wordpress.com/2008/10/30/floracao-das-bate-caixas/